publicidade

Curiosidades de Natal

O Natal é um data muito importante e uma das mais esperadas pelas pessoas hoje em dia. Por isso, decidimos trazer para você algumas curiosidades do natal. Veja agora.

O porque celebra-se o natal

Dia 25 de dezembro é celebrado o nascimento de Jesus Cristo. Data estabelecida no ano 350, quando o Papa Júlio I, bispo de Roma. Oficializou o dia para coincidir com uma festa pagã que homenageava o deus Sol Invictus no período do solstício de inverno.

Os hinduístas reconhecem Cristo como a encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas da religião. Eles celebram o dia 25 de dezembro como a Festa das Luzes, pois, acreditam que o nascimento da luz venceu a escuridão.

Nome semelhante possui a celebração judaica realizada no mesmo período. Conhecida originalmente como Chanuká, o evento relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após três anos de guerras. Os judeus não reconhecem Jesus como Filho de Deus.

Continua após a publicidade

Já os muçulmanos veem Cristo como uma espécie de profeta, mas não possuem uma data especial para celebrar seu nascimento. As Testemunhas de Jeová enxergam os aniversários como festas pagãs, e por isso, eles preferem não celebrar a data.

Algumas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, associam Cristo a Oxalá, o maior de todos os Orixás, e por isso, celebram o Natal com agradecimentos à entidade.

Canção Noite Feliz

Criada na Áustria em 1818. Tudo começou com o padre Joseph Mohr que saiu atrás de um novo instrumento para substituir o órgão da igreja. Durante suas peregrinações, o reverendo teve a ideia de fazer imaginar de como teria sido a noite do nascimento de Jesus e anotar os detalhes. Após isso, procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia. A versão brasileira foi composta no século 19 pelo Frei austríaco Pedro Sinzig, que se naturalizou brasileiro em 1898.

A Árvore de Natal

Curiosidades de Natal
Curiosidades de Natal

Existem diversas versões para o surgimento da árvore de Natal, mas a maioria dos registros aponta a Alemanha como o país de origem. O objetivo era mostrar às crianças como era o céu na noite do nascimento de Cristo.

O pinheiro representa vida longa. Na mitologia grega, também era comum a tradição de relacionar árvores às divindades. Os gregos acreditavam que as plantas simbolizavam a evolução e elevação do homem. O carvalho, era utilizado para homenagear Zeus; a oliveira, Atena; a videira, Dionísio.

Na antiguidade, as árvores representavam a vida e a salvação. Os principais enfeites utilizados eram pedras e frutos, em especial a maçã de casca amarela, que representavam os frutos de ouro do Paraíso. As bolas de natalinas substituíram as maçãs.

Cores do Natal

Verde, vermelho e dourado são as cores mais utilizadas no Natal. Para a tradição católica, o conjunto remete aos presentes dos Reis Magos: ouro (dourado), incenso (vermelho) e mirra (verde). Outros adereços também carregam símbolos como as bengalinhas, que representam a caminhada e Cristo como o bom pastor. As lâmpadas de Natal, que são evolução das antigas velas que eram utilizadas nas árvores, têm alusão ao nascimento como o triunfo da luz sobre a escuridão.

veja mais: Natal Mais curiosidades do Natal

O Presépio

São Francisco de Assis criou o primeiro presépio em 1223 em Greccio, na Itália. Ele queria ilustrar para os camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus. A tradição ganhou o mundo e chegou ao Brasil no século 17 com Gaspar de Santo Agostinho. O religioso montou a primeira representação na cidade de Olinda, Pernambuco. A palavra presépio vem do latim praesepe e significa “estábulo”.

No ano 143, o Papa São Telesforo estabeleceu a tradição de rezar uma missa para celebrar o nascimento de Cristo, que posteriormente ficou conhecida como a Missa do Galo. Não há consenso sobre a origem do nome, mas acredita-se que o motivo é pelo fato da cerimônia acontecer até tarde da noite nos tempos antigos, ou seja, “até o primeiro galo cantar”. Outra lenda conta que um galo supostamente havia cantado no dia do nascimento de Jesus Cristo, anunciando o seu nascimento.

Papai Noel

A figura foi absorvida pelo imaginário popular e posteriormente apareceram publicações que remetem ao velho. Em 1863, a figura já tinha barba grande e roupa vermelha. Somente em 1931, quando o mito do velhinho que entregava presentes já era popular. Então veio a Coca-Cola contratou Haddon, para criar a campanha de Natal daquele ano, nascendo o Papai Noel da forma que conhecemos

O Brasil adotou o nome Papai Noel por meio de uma adaptação do francês Père Noel e, claro, influenciado pela Coca-Cola. Em Portugal, o bom velhinho é conhecido como Pai Natal, uma tradução mais fiel ao significado francês.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, existem mais de 2 bilhões de crianças no mundo e média de 2,5 filhos por família. Para dar conta e entregar todos os presentes, Papai Noel teria que viajar por 353.000 quilômetros. E acelerar o trenó em 20,5 bilhões de metros por segundo em cada parada.

Como você pode ver, o Natal é uma data comemorada de várias maneiras e associada a uma série de histórias e tradições em todo o mundo. Elas contam um pouco da incrível capacidade criativa do ser humano para simbolizar suas crenças e esperanças.