Continua apos a publicidade

Leite Materno, como retirar e armazenar

Muitas mulheres tem o excesso de leite materno em seus seios e com isso acaba sendo necessário a retirada dele. Assim como dizem muitos médicos, será preciso esgotar os seus seios.

Pois, se torna necessária a retirada de leite materno para dar ao bebê ou simplesmente para armazená-lo. Decidimos trazer para você sobre o Leite Materno, como retirar e armazenar.

Continua apos a publicidade

Para retira-lo pode ser feito de diferentes maneiras, desde a ordenha manual, com a compressão da mama suavemente. Sendo de cima para baixo e armazenado o leite num recipiente limpo. Mas lembre-se de limpar muito bem as suas mãos e as mamas antes de iniciar os processos de retirada. Confira!

Bomba de mama, o que é?

Podemos dizer que uma bomba de mama, é um dispositivo que pode bombear como já diz a palavra, assim fará o leite sair dos seios da mamãe.

Quando a criança não estiver mamando no peito, a mãe pode aproveitar para coletar, armazenar e oferecer para o bebê depois. Caso seu bebê precise ficar no hospital após o nascimento, pois nasceu cedo demais ou está doente.

Ou então se a mãe não pode estar com o bebê o tempo todo, por causa do trabalho, viagens ou outras razões.

continue lendo…

Conheça os diferentes tipos de bombas de mama

Bombas elétricas – São usadas em hospitais, pois essas bombas de mama são poderosas e coletam o leite materno mais rápido. Muito mais usadas por mulheres cujos bebês precisam ficar no hospital após o nascimento. Também podendo ser alugada para retirar o leite em casa mesmo.

Bombas manuais – Mais indicada para mulheres que precisam de retirar o leito somente de vez em quando. Pois elas retiram o leite materno de forma mais lenta do que as elétricas.

Leite Materno, como retirar e armazenar
Leite Materno, como retirar e armazenar

Bombas elétricas caseiras – São menores do que as bombas hospitalares e podem coletar rapidamente o leite materno, mas, geralmente, não tão rápido como as bombas de hospital. Bombas pessoais podem vir em uma maleta, o que facilita a coleta no trabalho.

Como funciona cada bomba?

É importante dizer que cada bomba de mama tem sua própria orientação impressa, mas, para todas as bombas de mama, é importante, siga as orientações.

  1. Lavar as mãos com água e sabão antes de bombeamento.
  2. Você não tem que lavar os seios ou mamilos.
  3. Certificar-se de que as peças da bomba e os recipientes para armazenamento do leite materno estão limpos.
  4. Certifique-se de que as peças em forma de cone que se encaixam sobre os seios são do tamanho certo. Seus mamilos não devem esfregar contra a parte do túnel dessas peças.
  5. Antes de uma bomba de mama poder coletar o leite materno, verifique se o leite flui pelo mamilo. Normalmente, isso acontece, mas, se não acontecer, você pode tentar o seguinte:
    • Massagear seus seios suavemente antes de usar a bomba.
    • Colocar um pano quente e úmido em seus seios antes de usar a bomba.
    • Fazer isso em um quarto isolado e silencioso.

5 mitos e verdades sobre doação de leite materno

Quanto tempo posso armazenar o leite materno?

Muito importante saber que você pode armazenar o leite materno bombeado em lugares diferentes e para diferentes quantidades de tempo.

O leite materno pode ser armazenado em:

  • Temperatura ambiente por até 4 horas
  • Na geladeira por até 3 dias
  • No congelador por até 3 meses

Você pode armazenar o leite materno em um vidro limpo ou garrafas de plástico, pode ser útil armazenar o leite materno em pequenas quantidades. Para ter um controle, anote a data que o leite foi bombeado no recipiente. Assim, dessa forma conseguirá dar o mais antigo primeiro, e terá controle das validades.

Certifique-se de aquecer o leite materno (congelado ou resfriado) lentamente. Não descongele ou aqueça o leite materno colocando-o no microondas. Em vez disso, encha uma panela ou recipiente com água morna e coloque a garrafa nele. Teste a temperatura do leite antes de oferecê-lo ao seu bebê. O leite deve ser morno ou à temperatura ambiente.