Continua apos a publicidade

Terapia de Casal: Quando começar e como funciona?

Hoje em dia os casais não buscam se cuidar e as vezes desistem do amor, por pouca coisa. Por isso, decidimos te apresentar um pouco sobre a Terapia de casal, quando começar e como que ela funciona. Porque é muito importante que os casais de cuidem e cuidem de seu relacionamento.

Aprenda agora a como pode ser tudo diferente, Confira!

Continua apos a publicidade

Terapia de Casal, o que é?

A terapia de casal busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhar elas.

O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo dos dois, que muitas vezes, por estarem sob efeito de fortes emoções. Acabam perdendo o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.

Sabemos que na real todo casal tem problemas. Alguns são menores e mais fáceis de administrar e outros tomam proporções maiores e que acabam precisando de ajuda. Mas muitas das vezes acaba levando ao rompimento da relação.

Quando um dos cônjuges apresenta problemas emocionais, que podem afetar o relacionamento, o mais indicado é buscar uma terapia individual.

Porém, quando o problema em questão é a dinâmica do próprio relacionamento, é importante que ambos reconheçam as dificuldades e procurem pela terapia de casal.

Terapia de Casal: Quando começar e como funciona?
Terapia de Casal: Quando começar e como funciona?

Quem pode ajudar?

Mas é claro, que o psicólogo é a pessoa mais indicada para orientar qual terapia será a mais eficiente em cada um dos casos. Porém algumas vezes, mesmo que a necessidade seja de terapia de casal, um dos cônjuges não reconhece e não tem interesse no tratamento. Isso acaba levando o parceiro a procurar a terapia individual para ver se consegue resolver a sua parte no problema e ajudar o cônjuge a resolver a “parte” dele.

Nem sempre é fácil indicar a necessidade e o momento certo de procurar a terapia, seja ela individual ou em casal. O problema apresentado por um, muitas vezes afeta todo o convívio do cotidiano, sem que o outro tenha participação. Fique sabendo que as sessões de terapia de casal ocorrem semanalmente e têm duração entre 50 minutos e uma hora.

O formato dos encontros serão combinados de acordo com a necessidade de cada casal.

O psicólogo funciona como um facilitador do diálogo, que muitas vezes não é nada fácil. Leva o casal a evitar o embate e as acusações, além de procurar clarear as situações para que encontrem saídas para os conflitos e caminhos para chegar ao acordo e retomar a boa relação.

Que muitas vezes evita o término de um relacionamento. Ele direciona o casal para sair do seu círculo vicioso e descobrir que talvez a solução para os problemas de relacionamento seja mais simples do que as duas partes imaginam.

continue lendo…

Quando ir a terapia de casal?

Alguns dos motivos que levam um casal a ter problemas no relacionamento são a rotina pesada, atividades desiguais, nascimento e educação de filhos, diferença de idade, questões financeiras, sexuais e culturais.

A terapia de casal é recomendada quando o relacionamento conjugal está passando por conflitos, em que ambos os parceiros não estão conseguindo administrar sozinhos. Então os outros setores da vida vêm sendo afetados significativamente, prejudicando o bem estar e a qualidade de vida dos envolvidos.

O ideal é que o casal procure pela terapia ainda no início do conflito. Quando os dois percebem que os problemas vêm se tornando repetitivos, a terapia com psicólogo evita agravantes como a mágoa e o ressentimento.

Quais são os benefícios da terapia de casal?

  • Melhora na comunicação do casal.
  • Pequenas diferenças começam a ser resolvidas de forma mais simples e as brigas diminuem naturalmente.
  • O casal passa a se conhecer melhor e a descobrir pontos na própria personalidade e na personalidade do outro.
  • Também contribui para que ambas as partes entendam qual é o seu papel no relacionamento e quais são as suas responsabilidades sobre as brigas e problemas que acontecem.

É importante dizer que a terapia pode ter um efeito muito benéfico na convivência de um casal, desde que ambas as partes estejam de acordo em receber apoio profissional. Que estejam abertas para conversar e que se esforçar para colocar em prática as mudanças de atitude.