Continua apos a publicidade

Como fazer soro fisiológico em casa para se hidratar

O soro caseiro é uma solução à base de água, sal e açúcar que pode ser feita em casa e serve para o tratamento e para a prevenção. Hoje você vai aprender a como fazer soro fisiológico em casa. Feitas para a desidratação nos pacientes com quadros de diarreia ou vômitos.

A desidratação provocada por quadros gastroenterite ainda é uma das principais causas de mortes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda morrem cerca de 3 milhões de crianças por complicações causadas por diarreia. Veja agora para que serve e como fazer.

Continua apos a publicidade

Para que serve?

fazer soro fisiológico em casa
fazer soro fisiológico em casa

O soro caseiro, durante muitos anos foi a solução mais indicada para o tratamento da desidratação. Que são provocadas por quadros de diarreia. Quando um paciente tem diarreia ou vômitos, ele desidrata porque perde um grande volume de água.

Mas essa perda não é de água pura, junto com a água há perda de diversos sais minerais, tais como potássio, sódio e bicarbonato. A reposição deve ser feita com água e eletrólitos para evitar que o paciente desenvolva alterações hidreletrolíticas graves.

Por isso, o soro caseiro, que contém cloreto de sódio e glicose. Então acaba sendo, a fórmula mais adequada para repor as perdas causadas por quadros de diarreia. Apesar da diarreia, a capacidade intestinal de absorver glicose e sais minerais, principalmente de sódio, costuma estar intacta nos pacientes.

Como fazer soro fisiológico?

O soro caseiro é uma solução que consiste em

  • 3,5 gramas de sal
  • 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida.
  • Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal + 1 colher de sopa de açúcar.

O problema desta forma de preparação do soro caseiro é a frequência na qual a solução é preparada com quantidades erradas, seja de sal ou de açúcar. Ao usar colheres comuns de cozinha, a quantidade de sal e açúcar acaba variando muito, dependendo de quem vai preparar o soro.

Para evitar esses erros de preparação, existem colheres padrão recomendadas pela UNICEF, como exemplificado na imagem abaixo. Você encontra as colheres com medidas corretas em farmácias populares ou postos de saúde. 

Neste caso, basta misturar:

  • 1 medida rasa de sal e duas medidas rasas de açúcar em 200 mL de água para que o soro fique com as concentrações mais próximas do recomendado pelo Ministério da Saúde e a OMS.
fazer soro fisiológico em casa

É importante estar atendo para a quantidade de água. Se você for usar as colheres comuns de cozinha, a quantidade de água é 1 litro. Se você tiver a colher padrão para preparar o soro, a quantidade de água é 200 mL. A validade do soro caseiro é de 24 horas.

Como tomar?

Tomado ao longo do dia em dose pequenas, porém mais frequentes assim evitando uma rápida distensão do estômago. Existem várias formas de calcular o ritmo de administração do soro caseiro. Vamos sugerir algumas opções:

  • 150 a 300 mL por hora.
  • 1 colher de sobremesa a cada 2 minutos, de forma a consumir um copo por hora.
  • 10 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de diarreia.
  • 2 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de vômito.
  • Nas crianças, o recomendado é 50 mL por quilo de peso a cada 4 horas. Ex: uma criança de 10 quilos deve consumir 500 mL de soro no período de 4 horas.

O objetivo é tentar ingerir no mínimo, a mesma quantidade de líquido que foi perdida na diarreia e nos vômitos. Nem sempre isso é facilmente estimável. Portanto, a sensação de sede pode ser uma boa dica. O paciente deve se hidratar de forma a não ter sede, nem a boca seca.

Os pacientes desidratados apresentam uma urina de cor mais concentrada, com odor mais forte e com pouco volume.