Atualmente, com o avanço da tecnologia, os veículos tem se tornado ainda mais seguros. Dispositivos como frenagem automática, direção autônoma, assistente de estacionamento – entre outras tecnologias -, tem facilitados a vida dos motoristas.
No entanto, existe uma nova tecnologia que expõe fraquezas e deixa o veículo vulnerável a ataques cibernéticos.
Dessa forma, carros mais modernos que possuem conexão com a internet e celulares, correm um perigo eminente.
Entenda mais sobre essa nova tecnologia que pode prejudicar seu veículo e expô-lo a roubos: a internet dos carros.
Desvio de segurança
Teoricamente, uma das formas mais seguras de impedir que um carro seja roubado são as chaves inteligentes, que tem por função dificultar a ação de bandidos.
Para dirigir o carro, o proprietário pressiona um botão no chaveiro que desativa o imobilizador do carro (dispositivo que impede a partida do carro sem a chave).
No entanto, existem maneira de contornar esse sistema e isso envolve uma ferramenta manual que engana o carro, fazendo-o “pensar” que a chave inteligente está mais próxima do que realmente está.
AHUACATI.COM
Para evitar que esse tipo de ação fraudulenta aconteça, você pode colocar as chaves do carro em uma bolsa, ou distante o suficiente do veículo, para bloquear os sinais dela.
Mas, agora com o avanço da tecnologia e os carros ficando cada vez mais conectados a dispositivos que usam internet, já existem métodos mais avançados de tentativas de roubo – conhecidas como ataques cibernéticos -, e isso está se tornando cada vez mais comum.
“Ataques de injeção a rede CAN”, que estabelecem uma conexão direta com o sistema de comunicação interna do veículo (barramento CAN), podem controlar o carro como um todo e causar uma série de problemas, incluindo acidentes ou roubos.
Abordagem de confiança zero
Com a perspectiva de uma possível epidemia de roubo de veículos, os fabricantes estão testando novas formas de eliminar essa nova vulnerabilidade o quanto antes.
Assim, uma das estratégias é desconfiar das mensagens que o veículo recebe (conhecido como “Abordagem de confiança zero”).
LEIA TAMBÉM:
- Klub nocny Kiss, gdzie można obejrzeć serial
- Baixe vídeos do tiktok sem marca d’água
- ODKRYJ NAJLEPSZE MIEJSCA TURYSTYCZNE W SWOIM MIEŚCIE PRZEZ SATELITĘ
Neste sistema de “Abordagem de confiança zero”, todas as mensagens devem ser verificadas.
Uma maneira de extender a proteção é instalar um módulo de segurança de hardware no veículo.
Assim, o módulo funciona gerando chaves de criptografia que permitem criptografar e descriptografar dados -, tornando a comunicação interna do veículo mais segura.
Portanto, a indústria automotiva está cada vez mais testando novos mecanismos em carros modernos para torná-los não apenas mais tecnológicos, mas seguros também.
Ataques a sistemas de informação e entretenimento
Todavia, outra preocupação de segurança em veículos modernos é o sistema de computador de bordo.
Também conhecido como “sistema informação entretenimento”, ele mantém uma série de registros sobre o veículo.
Algumas vulnerabilidades potenciais neste sistema são frequentemente ignoradas, mesmo que suas repercussões possam ser catastróficas para o motorista.
Um exemplo, são as possibilidades de um invasor hackear o sistema e usar um “Código Remoto” para transmitir códigos maliciosos ao sistema do veículo, prejudicando assim o carro e o motorista.
Em um caso recente, relatado nos Estados Unidos, um sistema de info-entretenimento foi hackeado e serviu como ponto de entrada para os invasores inserirem um código malicioso, que controlou alguns componentes do carro.
Tal ataque pode obviamente interromper a operação do veículo, causando acidentes.
Assim, testar novas tecnologias que impeçam esses ataques é algo que muitas montadoras estão trabalhando no momento.
Ataques desse tipo podem explorar inúmeras vulnerabilidades, como o navegador de Internet do veículo, dispositivos USB, etc.
Portanto, todos os motoristas de veículos aparelhados com sistemas de info-entretenimento devem ter uma boa compreensão dos mecanismos básicos de segurança que podem protegê-los contra esses ataques.
A possibilidade de uma epidemia de roubo de carros e reclamações de seguro devido a um ataque a rede CAN é uma perspectiva assustadora!
Assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre os riscos potenciais e os benefícios da internet dos carros, para que todos possam dirigir de maneira conectada, divertida e segura.
Serviços
Para mais informações, acesse Tecmundo.