Neste artigo iremos falar sobre a incrível jornada do Tetris, da União Soviética para o mundo.
Tetris é um dos jogos mais populares e icônicos de todos os tempos, jogado por milhões de jogadores em todo o mundo.
A incrível jornada do tetris se inicia em 1984 pelo programador russo Alexey Pajitnov, o jogo tem uma história fascinante e curiosa, de disputas legais à influência da cultura pop.
A primeira versão do Tetris foi criada em um computador soviético chamado Elektronika 60 enquanto Pajitnov trabalhava no Dorodnitsyn Computer Center em Moscou.
Pois o jogo foi originalmente chamado de “Tetrominoes” porque consistia em peças geométricas feitas de quatro quadrados.
Mais tarde, o nome foi alterado para Tetris, que é uma combinação das palavras “tetra” (quatro) e “tênis” (o esporte favorito de Pajitnov).
Contudo o sucesso do Tetris logo se espalhou pela União Soviética e, em 1986, a empresa americana de videogames Atari se interessou em lançar o jogo nos Estados Unidos.
No entanto, a disputa de direitos autorais do Tetris acabou sendo um dos casos mais complexos da história dos videogames.
Os direitos autorais
Os direitos autorais do Tetris foram compartilhados entre o governo soviético e a Academia de Ciências da URSS, que empregou Pajitnov.
A Atari fez um acordo com a Spectrum HoloByte, uma empresa americana que garantiu os direitos de distribuição de Tetris no Ocidente.
No entanto, a Elektronorgtechnica, uma empresa estatal soviética, afirmou ter direitos exclusivos sobre o jogo.
Contudo isso levou a uma série de batalhas legais que se arrastaram por anos.
Enquanto isso, a popularidade do Tetris só crescia e o jogo foi lançado em diversas plataformas, incluindo o Nintendo Game Boy, que se tornou um grande sucesso em 1989.
Foi a primeira vez que o Tetris foi jogado em um console portátil e ajudou a popularizar ainda mais o jogo em todo o mundo.
Além disso, Tetris teve um impacto significativo na cultura pop, aparecendo em muitos filmes, programas de TV e músicas. Uma das canções mais famosas inspiradas em Tetris é “Korobeiniki”, uma canção folclórica russa que se tornou o tema do jogo no Ocidente.
A música ficou tão famosa que até hoje muita gente associa a melodia à jogabilidade do Tetris.
O Tetris é um jogo fascinante que tem uma história única e cheia de curiosidades.
Seja pela disputa legal pelos direitos autorais ou pela influência na cultura pop, pois o Tetris continua sendo um dos jogos mais amados e jogados de todos os tempos.
Curiosidades
Tetris foi inspirado no quebra-cabeça Pentominoes, que consiste em peças compostas por cinco quadrados em vez de quatro.
O jogo foi criado por Alexey Pajitnov enquanto trabalhava no Dorodnitsyn Computing Center em Moscou, onde era responsável pelos testes de hardware.
O nome “Tetris” é uma combinação das palavras “tetra” (quatro) e “tênis” (o esporte favorito de Pajitnov).
A música tema de Tetris é baseada em uma canção folclórica russa chamada “Korobeiniki”.
O jogo foi originalmente projetado para ser jogado em computadores soviéticos, mas acabou se tornando um sucesso mundial.
A versão Nintendo Game Boy de Tetris vendeu mais de 35 milhões de cópias e é considerada uma das melhores versões do jogo.
Existem mais de 70 versões oficiais do Tetris desenvolvidas por diversas empresas ao redor do mundo.
Tetris é freqüentemente citado como um exemplo de “jogo perfeito”, um jogo que é simples o suficiente para ser fácil de entender, mas complexo o suficiente para ser desafiador.
O jogo é considerado tão viciante que a Organização Mundial da Saúde o listou como um transtorno mental.
Em 2020, um jogador de Tetris quebrou o recorde mundial ao jogar por mais de 30 horas seguidas sem parar.
Wniosek
O Tetris é um jogo icônico e fascinante que tem sido amado por jogadores em todo o mundo por mais de três décadas.
Desde sua criação por Alexey Pajitnov até as disputas legais pelos direitos autorais, o Tetris tem uma história curiosa e interessante.
Com sua jogabilidade simples e desafiadora, o jogo é considerado um exemplo de “jogo perfeito” e tem sido elogiado por sua capacidade de viciar jogadores por horas a fio.
Com mais de 70 versões oficiais em todo o mundo e um recorde mundial de jogabilidade de mais de 30 horas seguidas, o Tetris continua a encantar jogadores de todas as idades e é um clássico dos jogos eletrônicos que nunca sai de moda.