Atualmente, com o avanço da tecnologia, os veículos tem se tornado ainda mais seguros. Dispositivos como frenagem automática, direção autônoma, assistente de estacionamento – entre outras tecnologias -, tem facilitados a vida dos motoristas.
No entanto, existe uma nova tecnologia que expõe fraquezas e deixa o veículo vulnerável a ataques cibernéticos.
Dessa forma, carros mais modernos que possuem conexão com a internet e celulares, correm um perigo eminente.
Entenda mais sobre essa nova tecnologia que pode prejudicar seu veículo e expô-lo a roubos: a internet dos carros.
Desvio de segurança
Teoricamente, uma das formas mais seguras de impedir que um carro seja roubado são as chaves inteligentes, que tem por função dificultar a ação de bandidos.
Para dirigir o carro, o proprietário pressiona um botão no chaveiro que desativa o imobilizador do carro (dispositivo que impede a partida do carro sem a chave).
No entanto, existem maneira de contornar esse sistema e isso envolve uma ferramenta manual que engana o carro, fazendo-o “pensar” que a chave inteligente está mais próxima do que realmente está.
Para evitar que esse tipo de ação fraudulenta aconteça, você pode colocar as chaves do carro em uma bolsa, ou distante o suficiente do veículo, para bloquear os sinais dela.
Mas, agora com o avanço da tecnologia e os carros ficando cada vez mais conectados a dispositivos que usam internet, já existem métodos mais avançados de tentativas de roubo – conhecidas como ataques cibernéticos -, e isso está se tornando cada vez mais comum.
“Ataques de injeção a rede CAN”, que estabelecem uma conexão direta com o sistema de comunicação interna do veículo (barramento CAN), podem controlar o carro como um todo e causar uma série de problemas, incluindo acidentes ou roubos.
Abordagem de confiança zero
Com a perspectiva de uma possível epidemia de roubo de veículos, os fabricantes estão testando novas formas de eliminar essa nova vulnerabilidade o quanto antes.
Assim, uma das estratégias é desconfiar das mensagens que o veículo recebe (conhecido como “Abordagem de confiança zero”).
LEIA TAMBÉM:
- Kiss nightclub ที่จะดูซีรีส์
- Baixe vídeos do tiktok sem marca d’água
- ค้นพบสถานที่ท่องเที่ยวที่เจ๋งที่สุดในเมืองของคุณผ่านดาวเทียม
Neste sistema de “Abordagem de confiança zero”, todas as mensagens devem ser verificadas.
Uma maneira de extender a proteção é instalar um módulo de segurança de hardware no veículo.
Assim, o módulo funciona gerando chaves de criptografia que permitem criptografar e descriptografar dados -, tornando a comunicação interna do veículo mais segura.
Portanto, a indústria automotiva está cada vez mais testando novos mecanismos em carros modernos para torná-los não apenas mais tecnológicos, mas seguros também.
Ataques a sistemas de informação e entretenimento
Todavia, outra preocupação de segurança em veículos modernos é o sistema de computador de bordo.
Também conhecido como “sistema informação entretenimento”, ele mantém uma série de registros sobre o veículo.
Algumas vulnerabilidades potenciais neste sistema são frequentemente ignoradas, mesmo que suas repercussões possam ser catastróficas para o motorista.
Um exemplo, são as possibilidades de um invasor hackear o sistema e usar um “Código Remoto” para transmitir códigos maliciosos ao sistema do veículo, prejudicando assim o carro e o motorista.
Em um caso recente, relatado nos Estados Unidos, um sistema de info-entretenimento foi hackeado e serviu como ponto de entrada para os invasores inserirem um código malicioso, que controlou alguns componentes do carro.
Tal ataque pode obviamente interromper a operação do veículo, causando acidentes.
Assim, testar novas tecnologias que impeçam esses ataques é algo que muitas montadoras estão trabalhando no momento.
Ataques desse tipo podem explorar inúmeras vulnerabilidades, como o navegador de Internet do veículo, dispositivos USB, etc.
Portanto, todos os motoristas de veículos aparelhados com sistemas de info-entretenimento devem ter uma boa compreensão dos mecanismos básicos de segurança que podem protegê-los contra esses ataques.
A possibilidade de uma epidemia de roubo de carros e reclamações de seguro devido a um ataque a rede CAN é uma perspectiva assustadora!
Assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre os riscos potenciais e os benefícios da internet dos carros, para que todos possam dirigir de maneira conectada, divertida e segura.
Serviços
Para mais informações, acesse Tecmundo.