Continua apos a publicidade

Alimentos que fazem bem a saúde mental

Sabemos que hoje em dia, os cuidados com a saúde física e mental são muito importantes, e existem vários estudos que levam em consideração a melhora da sua saúde.

Existem vários estudos que levam em consideração a melhora da saúde. E por incrível que pareça, uma das respostas mais claras que a ciência nos mostrou é que os alimentos que ingerimos podem possuir um impacto enorme em como mantemos nosso bem-estar.

Siga agora abaixo os alimentos que preparamos para você:

Continua apos a publicidade

Chocolate Preto

O chocolate preto contém o ingrediente cacau, que é um tipo de antioxidante. Isso é especialmente importante para o cérebro devido à sua alta suscetibilidade à oxidação.

Assim os antioxidantes combatem o estresse oxidativo, que causa deterioração cognitiva relacionada à idade e doenças cerebrais.

Abacate

Por ser um alimento de fonte saudável de gorduras insaturadas ​​que sustentam o cérebro. O consumo de gorduras consideradas boas ajuda a reduzir a pressão alta, que está ligada à deficiência cognitiva.

Os abacates também são embalados com folato, uma vitamina B que é conhecida por aumentar a serotonina e a dopamina.

Cafeína

Muito conhecido por nos manter acordado e atentos, ele também foi comprovado que a cafeína aumenta a atividade cerebral complexa, fazendo com que processemos mais informações.

Então beber café te expõe a antioxidantes, que apoiam a saúde do cérebro à medida que nós envelhecemos.

Castanha-do-Pará

As castanhas-do-Pará são ricas em vitamina E e também em selênio, que é um antioxidante conhecido por melhorar os níveis de humor ao reduzir a inflamação.

As pessoas que têm alta quantidade de inflamação e baixos níveis de vitamina E, são frequentemente vulneráveis ​​a distúrbios de humor e ansiedade.

Tomate

Os tomates ficam com a cor vermelha do licopeno, uma pigmentação natural encontrada em muitos antioxidantes e outros ingredientes anti-inflamatórios.

Então essa substância natural demonstra agir contra doenças cerebrais e retardar a progressão da doença de Alzheimer. Além disso, o licopeno pode ajudar na concentração, memória e lógica.

Azeite

O azeite pode ser uma grande ajuda para quebrar o acúmulo de quantidades anormais de proteína no cérebro. Pois nele, existe uma proteína chamada Tau que causa demência se seus níveis aumentarem.

Por tanto, de acordo com estudos, o azeite pode efetivamente diminuir o acúmulo desta proteína e atrasar o avanço de doenças cognitivas.

Óleo de coco

Um outro óleo que faz bem pra saúde é o óleo de coco, que foi comprovado em muitos estudos para ajudar em muitas coisas, desde a força do seu cabelo até sua saúde geral.

O óleo tropical contém ácido láurico e triglicerídeos de cadeia média que foram encontrados para diminuir a ansiedade e possivelmente aumentar a felicidade.

Em um estudo de 2004, verificou-se que o MCT melhora significativamente a função cognitiva de idosos que sofrem de perda de memória.

Feijão

Os feijões de variados tipos compartilham uma ampla gama de nutrientes que melhoram o humor, como ferro, zinco, magnésio e folato, que contribuem para equilibrar os níveis de energia e para manter as funções de memória.

Arroz integral

Entre os grãos encontramos o Arroz integral, que é mais uma maneira de melhorar a sua saúde mental. Ao ingerir os grãos integrais, neles contêm um certo tipo de aminoácido que é conhecido por produzir serotonina a “substância química da felicidade”.

A serotonina pode melhorar rapidamente seu humor, acalmando a mente e ajudando você a ter uma ótima noite de sono.

Ovos

Os ovos são carregados com aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega-3, vitaminas A e D, além de minerais, zinco e magnésio, que ajudam a reduzir a ansiedade.

Os ovos também contêm colina, um aminoácido que constrói neurotransmissores que apoiam ativamente os processos cognitivos e de aprendizado.

Banana

A banana é uma fruta que contêm altos níveis de potássio, que é um produto químico conhecido por aumentar o poder e a atividade cerebral.

Elas também contêm triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o produto químico que melhora o humor de quem se alimenta com ela.

Brócolis

Comer brócolis é uma maneira deliciosa de melhorar sua saúde mental, pois possui altos níveis de glucosinolatos, que quando decompostos produzem isotiocianato.

Que é um produto químico, que trabalha duro reduz o estresse oxidativo prejudicial que reduz o risco de depressão e ansiedade.

Nozes

Por fim, trouxemos as Nozes, elas são ricas em ingredientes que estimulam o cérebro. As Nozes contêm ácidos graxos ômega-3 que aumentam a produção de serotonina no organismo.

Estes ácidos também ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, que combatem sintomas relacionados à depressão, como irritabilidade e insônia.