Publicidade - OTZAds

Nova tecnologia expõe fragilidades e facilita o roubo de carros

Atualmente, com o avanço da tecnologia, os veículos tem se tornado ainda mais seguros. Dispositivos como frenagem automática, direção autônoma, assistente de estacionamento – entre outras tecnologias -, tem facilitados a vida dos motoristas.

No entanto, existe uma nova tecnologia que expõe fraquezas e deixa o veículo vulnerável a ataques cibernéticos.

Dessa forma, carros mais modernos que possuem conexão com a internet e celulares, correm um perigo eminente.

Entenda mais sobre essa nova tecnologia que pode prejudicar seu veículo e expô-lo a roubos: a internet dos carros.

Publicidade - OTZAds

Desvio de segurança

Teoricamente, uma das formas mais seguras de impedir que um carro seja roubado são as chaves inteligentes, que tem por função dificultar a ação de bandidos.

Para dirigir o carro, o proprietário pressiona um botão no chaveiro que desativa o imobilizador do carro (dispositivo que impede a partida do carro sem a chave).

No entanto, existem maneira de contornar esse sistema e isso envolve uma ferramenta manual que engana o carro, fazendo-o “pensar” que a chave inteligente está mais próxima do que realmente está.

5 aplicativos para assistir filmes

AHUACATI.COM

Para evitar que esse tipo de ação fraudulenta aconteça, você pode colocar as chaves do carro em uma bolsa, ou distante o suficiente do veículo, para bloquear os sinais dela.

Mas, agora com o avanço da tecnologia e os carros ficando cada vez mais conectados a dispositivos que usam internet, já existem métodos mais avançados de tentativas de roubo – conhecidas como ataques cibernéticos -, e isso está se tornando cada vez mais comum.

Publicidade - OTZAds

“Ataques de injeção a rede CAN”, que estabelecem uma conexão direta com o sistema de comunicação interna do veículo (barramento CAN), podem controlar o carro como um todo e causar uma série de problemas, incluindo acidentes ou roubos.

Abordagem de confiança zero

Com a perspectiva de uma possível epidemia de roubo de veículos, os fabricantes estão testando novas formas de eliminar essa nova vulnerabilidade o quanto antes.

Assim, uma das estratégias é desconfiar das mensagens que o veículo recebe (conhecido como “Abordagem de confiança zero”).


LEIA TAMBÉM:


Neste sistema de “Abordagem de confiança zero”, todas as mensagens devem ser verificadas.

Uma maneira de extender a proteção é instalar um módulo de segurança de hardware no veículo.

Assim, o módulo funciona gerando chaves de criptografia que permitem criptografar e descriptografar dados -, tornando a comunicação interna do veículo mais segura.

Portanto, a indústria automotiva está cada vez mais testando novos mecanismos em carros modernos para torná-los não apenas mais tecnológicos, mas seguros também.

Ataques a sistemas de informação e entretenimento

Todavia, outra preocupação de segurança em veículos modernos é o sistema de computador de bordo.

Publicidade - OTZAds

Também conhecido como “sistema informação entretenimento”, ele mantém uma série de registros sobre o veículo.

Algumas vulnerabilidades potenciais neste sistema são frequentemente ignoradas, mesmo que suas repercussões possam ser catastróficas para o motorista.

Um exemplo, são as possibilidades de um invasor hackear o sistema e usar um “Código Remoto” para transmitir códigos maliciosos ao sistema do veículo, prejudicando assim o carro e o motorista.

Em um caso recente, relatado nos Estados Unidos, um sistema de info-entretenimento foi hackeado e serviu como ponto de entrada para os invasores inserirem um código malicioso, que controlou alguns componentes do carro.

Tal ataque pode obviamente interromper a operação do veículo, causando acidentes.

Assim, testar novas tecnologias que impeçam esses ataques é algo que muitas montadoras estão trabalhando no momento.

Publicidade - OTZAds

Ataques desse tipo podem explorar inúmeras vulnerabilidades, como o navegador de Internet do veículo, dispositivos USB, etc.

Portanto, todos os motoristas de veículos aparelhados com sistemas de info-entretenimento devem ter uma boa compreensão dos mecanismos básicos de segurança que podem protegê-los contra esses ataques.

A possibilidade de uma epidemia de roubo de carros e reclamações de seguro devido a um ataque a rede CAN é uma perspectiva assustadora!

Assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre os riscos potenciais e os benefícios da internet dos carros, para que todos possam dirigir de maneira conectada, divertida e segura.

Serviços  

Para mais informações, acesse Tecmundo.