Continua apos a publicidade

Como lidar com a REJEIÇÃO

Ninguém gosta de ser rejeitado, porém, é possível desenvolver técnicas emocionais e aprender como lidar com a Rejeição.

A rejeição gera na maioria das pessoas muitos sentimentos ruins, frustrações e paralisias emocionais e psicológicas.

Essas paralisias afetam a vida cotidiana, trabalho, estudo, sonhos, planos e principalmente os relacionamos, seja com amigos, familiares ou possíveis parceiros.

Sendo assim, separamos pra você um material muito útil para você aprender como lidar com a rejeição. Dicas práticas, vídeos de especialistas e livros para você não sofrer mais por causa da rejeição.

3 Dicas de Como lidar com a REJEIÇÃO

Inicialmente, vamos apresentar algumas dicas simples e práticas, entretanto, você pode aplicar a aprofundar seus conhecimentos e pesquisa sobre cada dica.

Continua apos a publicidade

A rejeição é uma experiência emocional bastante comum para todos (não! você não é a única pessoa no mundo que já foi rejeitada).

A rejeição gera um sentimento de frustração, tristeza e sensação de insuficiencia. Porém, ter essas sensações não é uma sentença de quem você é!

Nem sempre a rejeição está relacionada com a pessoa rejeitada. É bastante comum a pessoa rejeitada personalizar a rejeição, mas isso não é uma regra.

Por exemplo, se imagine na porta de saída de um mercado pedindo um beijo e abraço para todos os clientes. Seu pedido será rejeitado pela maioria das pessoas.

Continua apos publicidade

Entretanto, o motivo da rejeição não está relacionado a sua capacidade para demonstrar afeto, mas por causa da insegura do outro em receber afeto de um desconhecido.

Ao saber o motivo da rejeição, você poderá descobrir que muitas experiências de rejeição estão mais relacionadas com o outro do que com você.

Ou ainda, que os motivos da rejeição podem ser solucionados, treinados e desenvolvidos. Mas é bastante comum apenas personalizar a rejeição sem saber os motivos.

Sobretudo, a assertividade é um passo importante em como lidar com a rejeição. Ao descobrir os motivos da rejeição você terá basicamente três opções para lidar de forma assertiva.

Opção A – Os motivos da rejeição são relacionados ao outro. Sendo assim, minha identidade, habilidades e capacidades não foram questionadas por essa rejeição.

Opção B – Os motivos da rejeição são treináveis. O que você pode fazer para diminuir as chances desse tipo de rejeição se repetir?

Portanto, se por falta de habilidade, atitude ou iniciativa, tudo isso pode ser aprendido e desenvolvido. Esse tipo de rejeição é bastante comum com vagas de empregos e promoções.

Opção C – Os motivos da rejeição são imutáveis. Esse tipo de rejeição é o mais difícil de lidar, entretanto é menos comum de acontecer.

Entender que o sentimento de frustração e tristeza serão reais mas não permanentes, e que a experiência desse tipo de rejeição não determina sua identidade ou capacidade.

Então, apesar dos diversos motivos que causam uma rejeição, a maioria das pessoas acreditam que a rejeição é algo estritamente pessoal e imutável.

3 Especialistas em Como Lidar com a Rejeição

Do mesmo modo, vamos apresentar três especialistas em comportamento humano que falam de forma prática e rápida sobre como lidar com rejeição.

Sendo assim, você pode assistir a palestras, cursos e dias práticas para enfrentar uma situação de rejeição mais difícil.

1 – Dr. Pedro Calabrez

Doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

O Dr. Pedro Calabrez é um especialista em comportamento humano e tem diversas palestras no Youtube que podem te ajudar a lidar com a rejeição.

Você também pode seguir o Dr. Pedro Calabrez nas redes sociais para receber diariamente dicas de relacionamento e comportamento humano.

2 – Psicóloga Ana Streit

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia e Saúde pela UFCSPA, e especialista em terapia cognitivo comportamental pela PUCRS.

Ana Streit fala sobre os vários tipos de relações tóxicas e em seu canal no Youtube traz otientações sobre as diversas circunstâncias da vida e como enfrentalas.

Portanto, para aprender mais em como encarar a rejeição, comunicação afetiva, relações saudáveis e bem-estar emocional, veja o canal da Ana Streit

3 – Psicóloga Marinalva Callegario

Formada em Psicologia, Master Coach e especialista em Psicanálise. Empresária, autora do best-seller Amor Próprio. Criadora do MAP – Método Amor Próprio e do MVE – Método Vida Extraordinária.

Marinalva trabalha o desenvolvimento pessoal usando circunstâncias adversas, como por exemplo a rejeição.

Assista ao vídeo e veja o que você pode aprender com uma situação de rejeição, juntamente com o desenvolvimento pessoal.

3 Livros sobre Como Lidar com a Rejeição

Por fim, se você gosta de ler, temos três indicações de livros para você aprender a como lidar com a Rejeição, otimizando suas habilidades emocionais.

1 – A raiz da Rejeição

Livro de Joyce Meyer, especialista no tema cura da alma, traumas e comportamento humano. Autora de diversos livros.

Você aprenderá por exemplo, como identificar a raiz de rejeição, as causas e os resultados da rejeição, os efeito da rejeição em sua percepção a respeito de si mesmo e das pessoas ao seu redor.

2 – A Coragem de ser Imperfeito

Brené Brown é uma pesquisadora, apresentadora e escritora americana. Sendo assim, seus principais temas de pesquisa são vergonha, vunerabiidade e liderança.

Sendo assim, nesse livro você verá que, quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade.

3 – Sem Medo de Rejeição

Jia Jiang é o autor do livro Sem Medo de Rejeição: Como superei o medo de ouvir um não e me tornei mais confiante.

Um livro que relata seu experimento pessoal e social de buscar pela rejeição com o fim didático, ou seja, o autor se coloca propositalmente em situações para ser rejeitado.

Leia sobre o projeto de 100 dias de rejeição que contribuiu para que Jia Jiang fosse mais confiante de si mesmo e de como lidar com a rejeição.

3 Podcast sobre Como Lidar com a Rejeição

Assim como livros, você também pode aprender sobre como lidar com a rejeição através de podcast feitos por profissionais.

Sendo assim, apresentamos três sugestões de podcast pra você ouvir sobre o tema rejeição.

1 – Psicologia na Prática – Lidando com crenças de Rejeição

O podcast Psicologia na Prática é feito pela Psicóloga Alana Anijar, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

São vários temas que a Alana trabalha em seu podcast sobre demandas comportamentais, e nesse sentido, separamos um episódio específico sobre Rejeição.

Identifique a origem do sentimento de rejeição e sobre o complexo de rejeição. Se voc6e já se sentiu rejeitado, escute o podcast da Psicóloga Alana Anijar.

2 – Terapia em Minutos – Julha Carla de Souza

Nossa segunda sugestão de podcast é da Psicóloga Julha Carla, que trabalha de forma temas da vida cotidiana de forma mais prática e simples.

Nesse episódio, ela aborda a experiência da Rejeição e de como passar por essa experiência pode ser muito doloroso, entretanto, pode ser superada.

Ouça agora mesmo o Podcast “Superar a Rejeição” da Julha Carla e aprenda ainda mais sobre o tema.

3 – A Raiz da Rejeição – Simone Brandão

Seguindo o livro “A Raiz da Rejeição”da Joyce Meyer que já foi indicado aqui, o podcast faz uma reflexão do tema aproveitando os ensinamentos do livro.

Portanto, se você não gosta de ler, ou está com a vida muito corrida para fazer uma leitura mais calma e reflexiva, o podcast será uma excelente opção.

São mais de 30 episódios sobre os 9 capítulos do livro. Aproveite o máximo do livro, seja lendo ou ouvindo comentários e reflexões.


📌 Aprenda a se maquiar pelo celular

📌 Aplicativos para identificar plantas

Conclusão

Em síntese, você pode aprender e desenvolver habilidades para lidar com a rejeição, se tornando uma pessoa com inteligência emocial.

Assim, sigas as dicas, assista aos videos, ou até mesmo leia livros sobre o tema para não sofre mais por causa da rejeição.

Serviço

Para ver os vídeos e livros, acesse os links abaixo:

Continua apos a publicidade